Centro-Dia "LIDIANE PAULA DE SOUZA"
Centro Dia tem atividades desenvolvidas em diversas ambiências e é direcionado a jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados. Sua finalidade é promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários, visando o reconhecimento do seu potencial, e a aceitação e valorização da diversidade.
As ações do Centro Dia são diversificadas e abrangem atividades culturais e de lazer favorecendo a troca de experiências.
Todas as intervenções realizadas pela APAE de Monte Sião, têm o propósito de manter e/ou desenvolver as habilidades dos usuários, fortalecendo seu protagonismo e reduzindo a exclusão social, o isolamento, a discriminação e o preconceito.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
As ações de assistência social, com atendimento especializado, são organizadas e direcionadas para as situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual e de suas famílias.
As atividades de acompanhamento familiar com intervenção direcionada e compartilhada com as famílias visam promover a superação das vulnerabilidades e o enfrentamento dos riscos que limitam o exercício da cidadania.
O serviço de Assistência Social atua de forma integrada com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e com o Serviço de Proteção Social Especial da pessoa com deficiência e suas famílias (Centro Dia).
A Assistência Social valoriza e capacita a pessoa com deficiência intelectual e sua família, dando-lhes voz e incentivando sua participação no Movimento Apaeano e na sociedade para se tornarem protagonistas de seus direitos e deveres, com foco no fortalecimenot do papel protetivo da família.
SAÚDE
A APAE de Monte Sião oferece atendimento gratuito de FISIOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL, FONOAUDIOLOGIA, PSCICOLOGIA e SEÇÕES DE HIDROTERAPIA.
AÇÕES DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO POR ESPECIALIDADE
- FISIOTERAPIA
O serviço oferece:
- Alongamento global
- Fortalecimento muscular
- Treino de marcha e circuitos
- Treino de marcha com andador e estímulo de transferências
- Treino de equilíbrio
- Controle de tronco e 4 apoios
- Aplicação de bandagem elástica terapêutica
- TERAPIA OCUPACIONAL
Entre as atividades dos terapeutas ocupacionais estão:
- Estimulação sensorial
- Treino motor
- Aquisição de marcos de desenvolvimento
- Pormoção do brincar adequado
- Treino de Atividade de Vida Diária (AVD) e adptações
- Treino cognitivo através do brincar
- Treino funcional em atividades escolares
- FONOAUDIOLOGIA
Entre as atividades desenvolvidas pelos fonoaudiólogos estão:
- Massagem intra e extra oral por meio de escoval elétrica
- Aplicação de bandagem elástica terapêutica em região orofacial
- Oferta de alimentos e estímulos gustativos
- Atividades de identificação de som inicial e final
- Trabalho de consciência fonológica
- Trabalho de leitura e escrita
- Utilização de aplicativos no Tablet.
- PSICOLOGIA
Principais objetivos dos serviços oferecidos:
- Promover o desenvolvimenot pessoal do usuário
- Desenvolver trabalhos relacionados a limites, regras, interação social, etc.
- Diminuir a incidência de comportamentos inadequados
- Promover o reforço positivo
- Desenvolver treino de comando
- Escuta temática
- Uso de avaliação de fichas
- TCC - Terapia Cognitiva Comportamental
- HIDROTERAPIA
A Hidroterapia trás inúmeros benefícios para o paciente, entre eles:
- Diminui a dor
- Oferece relaxamento muscular
- Aumenta o suprimento de sangue para os músculos
- Diminui o impacto das articulações causadas pela gravidade
- Diminui a pressão sanguínea
- Melhora o retorno venoso
- Melhora a circulação periférica
- Melhora a circulação linfática
- Melhora da mecânica respiratória
- Fortalece a musculatura respiratória
- Melhora do sistema cardiorrespiratório
EDUCAÇÃO
A APAE de Monte Sião possui autorização para ministrar EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSIO FUNDAMENTAL I.
A EDUCAÇÃO INFANTIL consiste na educação de crianças, com idades entre 0 e 5 anos (entre 0 e 6 anos de idade para nascidos no segundo semestre). Neste tipo de eduação, as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, a exercitar as suas capacidades e pontencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas.
O ENSINO FUNDAMENTAL I (Anos Iniciais) compreende do 1º ao 5º anos, e é regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, que organiza a educação brasileira de acordo com os princípios de nossa Constituição.
Assim como a educação infantil, o ensino fundamental I funciona como uma base para as demais etapas da formação educacional. Como o próprio nome já menciona, ele é fundamental para o desenvolvimento das crianças tanto no queisto acadêmico quanto no pessoal e social. É nesta etapa que os alunos começam a aprender os conceitos educacionais - assuntos que os guiarão durante toda a educação básica, e também aprendem a ler e escrever. Esse processo de alfabetização permite que os estudos se tornem mais complexos e que as crianças ampliem a sua visão de mundo.