Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE
A APAE-Monte Sião, foi fundado em 1992, é uma sociedade civil de caráter assistencial sem fins lucrativos e mantenedora da Escola de Educação Especial - Amizade.
No início do terceiro ano de existência do Rotary Clube e Casa da Amizade em Monte Sião, os então presidentes Dr. Flávio Le Grazie e Dra. Rosa Blumer Le Grazie, querendo realizar um projeto de grande impacto social para o município de Monte Sião e fazendo pesquisa na cidade, verificam que nossos munícipes com deficiência intelectual e/ou múltiplas, que se dispuseram a frenquentar uma instituição direcionada a elas, teriam que se deslocar ao município vizinho de Águas de Lindóia, o que limitava a procura.
Foi ai que a Prefeitura de Monte Sião assumia uma verba de ajuda na manuntenção da APAE de Águas de Lindoia e o transporte das crianças; como o objetivo do Rotary Clube de Monte Sião é prestar serviço à comunidade, idealizaram um projeto para criação da APAE de Monte Sião, e trabalharam aquele ano rotário para conseguir fundos para a compra de equipamentos para equipar a entidade e passaram a manter contato com a Diretora Gláucia Costa Boaretto da APAE de Poços de Caldas - MG, que na época era regional das APAES do Sul de Minas Gerais e assistente Social Maria Alice Comparini Franco para nos assessorarem na elaboração burocrática. A diretora de Poços de Caldas esteve em Monte Sião numa primeira assembleia explicando os objetivos da entidade APAE e assessorando a primeir adiretoria da entidade.
Durante 5 anos a APAE funcionou em um prédio alugado, situado à Rua Presidente Tancreto Neves, nº 139 no Centro. Já estruturada para atender as necessidades especiais na área pedagógica e também na área da saúde, oferecendo atendimento Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia.
Após alguns anos, com a ajuda do Rotary Clube de Monte Sião e Casa da Amizade, resolveu-se trabalhar para comprar um terreno e nele construir a sede própria da APAE, que em parceria com o SERVAS (Serviço Voluntário de Assistência Social do governo de Minas Gerais) conseguiram alcançar mais este objetivo.
No ano de 1996 começou a construção da nova sede da APAE, situada até hoje à Rua Alto da Santa Cruz, nº 168 no Centro, que foi projetada pela Engenheira Civil Maria Gottardello, SERVAS e a Prefeitura Municipal, foi possível construir a nova sede da APAE, que teve inauguração no dia 13 de julho de 1998, e que até hoje continua prestando serviço a comunidade, procurando cada vez mais melhorar o atendimento aos portadores de deficiência intelectual, múltiplas e/ou autismo, visando o desenvolvimento de suas pontencialidades em pleno serviço de sua cidadania.