A eficácia da terapia fonoaudiológica em crianças com síndrome de down.
Por Ana Carolina da Costa Labegalini - Fonoaudióloga - APAE de Monte Sião
A síndrome de down é caracterizada por uma cromossomopatia vinda da presença extra do cromossomo 21, ocasionando manifestações físicas, clínicas e mentais específicas¹. A síndrome foi descoberta por John Langdon Down em 1986 e existem três tipos de alterações cromossômicas do par 21, sendo elas: trissomia simples (96% dos casos), translocação (2% dos casos) e mosaicismo (2% dos casos)².
A síndrome de Down é frequentemente associada à deficiência intelectual (DI), estudos apontam que crianças com síndrome de Down apresentam alteração na aquisição da linguagem, especialmente na linguagem expressiva³. Sabe-se que a linguagem é de extrema importância para a criança perante a sociedade, além da informação, possibilita a relação social entre os indivíduos. Observa-se que a síndrome de Down provoca alterações na aquisição da linguagem, em especial no desenvolvimento da linguagem expressiva verbal, repercutindo na comunicação social. Sendo assim, observa-se uma aquisição mais lenta no desenvolvimento motor, linguístico e nas capacidades cognitivas.
Dessa forma, a terapia de linguagem de forma precoce auxilia as crianças com síndrome de Down a desenvolverem as capacidades de imitação gestual/corporal, uso de esquemas simbólicos, aumento do repertório receptivo e expressivo e a intenção comunicativa sendo estas habilidades importante e necessárias para o desenvolvimento da linguagem e fala. Importante ressaltar, quanto mais precoce a terapia fonoaudiológica for iniciada, maiores potencialidades serão alcançadas no processo terapêutico da criança.
Além do trabalho voltado para o desenvolvimento da linguagem, uma atuação importante na terapia fonoaudiológica é na área da motricidade oral com exercícios para aumento do tônus e postura dos órgãos fonoarticulatórios como língua, lábios e bochechas. Visto que uma característica comum na síndrome de down é a macroglossia.
Conclui-se então, que a intervenção fonoaudiológica precoce possibilita melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional, dando a possibilidade de ganho de autonomia, compreensão e expressão de forma efetiva frente à sociedade. Vale ressaltar ainda que o trabalho do fonoaudiólogo se dá com maior êxito quando acontece com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, visto que as alterações do desenvolvimento global dessas crianças são amplas.
REFERÊNCIAS
1. Silva NLP, Dessen MA. Síndrome De Down: Etiologia, Caracterização e Impacto na Família. Interação Psicol. 2002; 6(2): 167-76
2. SAMPAIO LM. Avaliação Do Estado Nutricional. Plexus, v.1, 2012.
3. Andrade RV, Limongi SCO. A emergência da comunicação expressiva na criança com síndrome de Down. Pró-Fono. 2007; 19(4): 387-9